quarta-feira, 22 de março de 2017

Aula 1 - Introdução a Digestão e Absorção

Imagem relacionada
Fonte: slideshare

Digestão é converter o alimento em moléculas menores capazes de atravessar a membrana celular para serem absorvidas.

Resultado de imagem para digestão cachorro
Fonte: dicaspeludas

O processamento dos alimentos é dividido em 4 etapas: a ingestão (entrada do alimento, a digestão (quebra), a absorção (passagem para a corrente sanguínea) e a distribuição das moléculas para o organismo.

Resultado de imagem para digestão mecanica quimica vet

* o tubo digestivo é um meio externo por ser revestido por epitélio.

Resultado de imagem para epitelio digestivo
Fonte: misodor

*os anticorpos, adquiridos através da amamentação com o colostro em imunização passiva, são um exemplo de molécula grande capaz de ser absorvida, acontecimento raro em adultos.

Resultado de imagem para colostro
Fonte: mairaamorim

Os alimentos utilizados pelos mamíferos são divididos em:

  • Energéticos - Glicídeos e lipídios
São os que liberam mais energia (kcal) quando metabolizados. Os glicídios e os lipídios são considerados alimentos estruturais sendo este o que libera mais energia devido à sua facilidade de ser oxidado por ser mais reduzido e à grande quantidade de moléculas de água presentes naquele.

  • Estruturais/plásticos - Proteínas
* cerca de 20% das proteínas são digeridas gerando os aminoácidos que são enviados para os músculos

  • Catabólicos - Vitaminas
As vitaminas são utilizadas em reações metabólicas. Exemplos: B12 e ácido fólico são utilizados na multiplicação celular, logo esse processo é prejudicado com a falta de vitamina B12 ou de ácido fólico.


Os mamíferos podem ser classificados de acordo com a sua capacidade de digerir celulose em:


 - Carnívoros e onívoros

O local onde o alimento poderia ficar em estase(parado) seria no estômago mas, nesses animais, condições fisiológica como o ph ácido demais impedem a presença e bactérias que digerem celulose e, no ceco, também não há uma região proeminente onde poderia ocorrer a fermentação da celulose, portanto carnívoros e onívoros são incapazes de aproveitar a celulose como nutriente.

 - Herbívoros não-ruminantes

No ceco desses animais há uma proeminência com uma colônia de bactérias capazes de digerir a celulose presente no bolo que chega já pobre em nutrientes a essa porção do intestino. Isso acontece por exemplo nos equinos e, nos coelhos acontece ainda a cecotrofagia, o resto de alimento é digerido novamente após passar pelo ceco.

*No ceco dos equinos há também 2 esfenoides que permitem a proliferação de bactérias as quais também digerem celulose, tornando a o aproveitamento da celulose um pouco melhor que o dos coelhos.

- Herbívoros poligástricos - ruminantes


Intestino delgado

As pregas, vilosidades e microvilosidades aumentam a superfície de contato (o que aumenta a areá de absorção) em cerca de 600x em adultos.

Microscopicamente a mucosa do intestino delgado possui epitélio cujas células formam a "borda em escova" devido às especializações da membrana chamadas microvilosidades.
No Intestino grosso e no delgado há uma rede de capilares, vênulas e ductos lacteais que permeiam os vilos intestinais, mas neste a rede de capilares é primordial em relação àquele. O que é absorvido, como água, eletrólitos e nutrientes,  vai para a rede de capilares ou para a linfa.

~*~*~