quarta-feira, 5 de julho de 2017

Aula 10 - Hormônios: Natureza química e mecanismo de ação




- Sinalização autócrina ~> a glândula produz substâncias para ela mesma usar


- Hormônio tem que ir pro sangue para ser carregado, se não for transportado na corrente sanguínea não deve ser chamado de hormônio; NO2 é chamado de hormônios por alguns livros em inglês mesmo sendo um gás


- Os Receptores de hormônios precisam ter mais afinidade do que oa receptores de neurotransmissores porque os hormônios circulam pelo sangue e isso torma mais difícil o acesso aos seus receptores


* Um hormônio pose se ligar a um receptor de neurotransmissor se ele alcançar


- Hormônios polares atingem receptores na membrana da célula por ter dificuldade de chegar ao núcleo, por isso sua ação se inicia mais rápido. Ex.: Adrenalina.

* Em uma briga é a adrenalina que faz você se cortar e não sentir.

- Hormônios apolares conseguem agir no núcleo celular, por isso alteram a quantidade de proteína na célula (faz ela produzir mais ou menos proteína) o que faz a sua ação demorar mais a iniciar porém é mais duradoura. Ex.: Hormônios derivados do colesterol.

* O hormônio apolar pode, em alguns casos como no da insulina, pode agir no núcleo mesmo tendo receptor para ele na membrana.

* Os hormônios tireoidianos são polares.

Bioquímica dos Hormônios I

- Hormônios proteicos são produzidos quando precisam ser liberados e os hormônios lipídicos são sempre produzidos e secretados.

- Mecanismos de transmissão de sinal
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Fonte: slideshare

- Receptores metabotrópicos são dependentes de proteínas G, e metade dos medicamentos utilizam esse mecanismo para agir. Já os receptores ionotrópicos não dependem de proteína G.


- É a fosfolipase quem age em lipídeos de membrana.
* o nome é dado de acordo com o segundo álcool.

- Receptor tirosina quinase ~> cascata de fosforilação.

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