- Monossacarídeos são unidades de carboidrato
- Dissacarídeos são 2 unidades de carboidrato ligadas por ligações glicosídicas
- Trissacarídeos são 3 unidades de carboidrato juntas
- Oligossacarídeos são até 6 ou 7 unidades de carboidrato
- Polissacarídeos são até 32 unidades de carboidrato juntas
* Glicoses “juntas” podem não estar como oligossacarídeos
As ligações glicosídicas (que ligam os monossacarídeos formando os demais sacarídeos) devem ser quebradas para entrar nas células.
- O dissacarídeo sacarose é quebrado em glicose e frutose, a lactose em glicose e galactose e a maltose em duas moléculas de glicose.
- Já os açúcares monossacarídeos glicose, frutose e galactose e os polióis Manitol e Sorbitol são os próprios resultados se sua absorção.
Fonte: liderbiologia
- os frutooligossacarídeos são fibras solúveis que dão saciedade mas não são digeridos por nós, assim como a celulase não é digerida por falta da celulase.
- o estímulo para a produção de saliva pode ser o odor do alimento ou a presença dele na boca, onde age a amilase salivar n bolo alimentar uma vez que a acidez estomacal desnatura a enzima amilase salivar tirando sua função de digerir amido.
- a ligação das moléculas de glicose do amido é alfa-1,4; o que deixa a molécula linear
- na amilopectina e glicogenio a ligação das moléculas de glicose é alfa-1,6; isso determina a maior quantidade de ramificações.
* O glicogênio tem
ligações alfa 1→4 e alfa 1→6
* Dextrinas podem ser quebradas pela dextrinase liberando glicose ; Oligossacarídeos de maltose também podem ser digeridos pela glicoamilase gerando glicose livre. Ambas enzimas são da microvilosidades da borda em escova do duodeno.
Fonte: knoow
A alfa-amilase salivar tem uma ação muito restrita mas a amilase pancreática, liberada no duodeno com o suco pancreático, termina a digestão de maltose (2 glicoses unidas por uma ligação alfa-1,4), isomaltose (2 glicoses unidas por uma ligação alfa-1,6), maltotriose e dextrina.
- A digestão final dos dissacarídeos dá pelas vilosidades e microvilosidades com as enzimas da borda em escova. Quando viram monossacarídeos estes são transportados para um transportador presente da membrana chamado SGLT-1.
- A proteína sódio-potássio atpease faz um cotransporte de sódio do meio menos concentrado (meio intra-celular) para o meio mais concentrado (meio extra-celular) tornando o sódio mais concentrado fora da célula, tendo tendência a entrar na célula, e íons potássio são transportados para dentro da célula (mais devagar do que o transporte de Na+) também contra seu gradiente de concentração, esses processos requerem gasto energético, sendo processos ativos do tipo primário.
Fonte:estudopratico
- O transportador de sódio-glicose (SGLT-1) permite a passagem de Na+ do lúmen (meio extra-celular) para dentro da célula, a favor do seu gradiente de concentração. Além disso, ocorre o transporte ativo secundário de glicose que utiliza a energia da entrada do sódio na célula para entrar de maneira simporte (pois ocorre no mesmo sentido do transporte de sódio ).
- A glicose que está na célula passa para os capilares sanguíneos por meio da proteína permease de glicose Glut 2, uma vez no nos capilares a glicose é absorvida pela veia porta.
* Se o transporte da sódio-potássio-APTase (Na+K+ATPase) for inibido por algum motivo o gradiente de sódio será desfeito e o transporte ativo secundário de glicose para dentro da célula irá impedido assim como, consequentemente, a sua absorção pelos capilares e condução para a veia porta.
* A galactose e a glicose são absorvidas pelo cotransporte ativo secundário e entram nos capilares permease glut 2 e a frutose entra na célula pela permease glut 5 e vai para os capilares também pelo glut 2, por isso a absorção de frutose é muito mais lenta que a de glicose. (Devido à ausência do transporte ativo secundário para o meio intra-celular, com a energia da entrada de Na+ na célula, que ocorre com a glicose).
Nenhum comentário:
Postar um comentário